AUTO VIAÇÃO SALETE

EMPRESA AUTO VIAÇÃO SALETE LTDA   modelo 2

Em 1963, Eduardo Berri voltava do Parana com uma perua Ford-350 importada,que havia trocado pelo Jeep que utilizava como taxi em Taió. Ao passar em Salete encontrou se com o prefeito Guilherme André Dalri,o coletor Ari Kuhel e o dentista Valmor Piazza. Achando o carro apropriado convenceram Eduardo a fazer uma linha regular entre Taió e Salete. A consseção foi conseguida pelo falecido João Bertoli. A caminhonete tinha capacidade para 14 passageiros, Eduardo gastou toneladas de corrente para as rodas. A viagem as vezes durava  5 a 6 horas, quando atolava o recurso era colocar paus embaixo da rodas. Os trechos mais difíceis eram no Vendramin em santo Antonio onde havia um morro de barro vermelho e uma curva, local de muito sofrimento. Eduardo lutou 6 anos naquela estrada, em dias de chuva a linha dava prejuízo. Eduardo também contou com o apoio dos Padres do seminário de Salete para que continuasse, que cuidavam para não tomar passageiros, por isso evitavam os horários do ônibus nas suas viagens à Taió.  Com a estrada nova Eduardo foi a São Paulo, na agencia da Mercedes Benz e comprou 2 novos ônibus. No primeiro precisou de avalista, foi avalizado pelo seu tio,no segundo já não precisou mais de avalista.  Lembrando daquela época Eduardo disse que o que mais lhe marcou, foram as vezes em que encalhava e arrebentavam as correntes, cortava arame da cerca dos colonos para remenda-las,o esforço dos passageiros e por fim a habilidade do seu filho Adolfo, ajudante e cobrador, que mesmo sem carteira fazia a linha sozinho e surrava qualquer motorista velho.No inicio a linha era Taió a Ribeirão Grande, que mais tarde passou a denominar se Salete.

Texto extraído do Livro : A História de Salete, terra do Ribeirão Grande.

Autor : Dante Bonin – 1992.  Colaboração  Claudio Arno Vanderlinde.

MODELO SALETE

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